Como preencher, editar e confirmar os dados da entidade

Depois de confirmar o registo usando o link que recebeu por email, é preciso preencher os dados da entidade. Para o fazer, siga estes passos:

  1. Entre no Balcão dos Fundos.
  2. No menu, aceda a Dados da Entidade e verifique que dados é necessário acrescentar ou corrigir.
  • Se o registo foi feito com Chave Móvel Digital, Cartão de Cidadão ou dados do Portal das Finanças (acesso.gov.pt), alguns dos dados aparecem automaticamente preenchidos e sem possibilidade de edição. Nestes casos, o Balcão dos Fundos atualiza os dados automaticamente, porque são fornecidos por outros sistemas da Administração Pública. Ainda assim, é necessário confirmar se a informação está correta e acrescentar os dados que faltarem.
  • Se o registo foi feito com autenticação através do Balcão dos Fundos, para as pessoas singulares não será possível atualizar os dados automaticamente através dos outros sistemas da Administração Pública.

 

Acrescentar dados ou alterar os campos preenchidos que não aparecem bloqueados

  1. Clique no botão Editar (ver imagem acima).
  2. Percorra todas as opções do menu lateral esquerdo (assinalado a vermelho na imagem acima) e preencha os campos indicados como obrigatórios.
  3. Clique em Concluir registo.

O que acontece se houver campos com erros ou informação em falta

Se não tiver preenchido todos os dados corretamente ou se ainda faltarem alguns, será mostrada uma mensagem de alerta no canto inferior direito. Se isso acontecer, faça o seguinte:

  1. Clique na mensagem. Vai surgir uma caixa com a lista dos erros que deve corrigir.
  2. Vá percorrendo e clicando nos erros listados na caixa e o Balcão dos Fundos vai direcionar automaticamente para os campos a corrigir.
  3. Depois de corrigir todos os erros, clique em Concluir, para terminar o registo. Será mostrada a mensagem Alterações guardadas com sucesso. Se não conseguir corrigir os erros e concluir o registo, contacte a Linha dos Fundos.

Alterar campos que aparecem automaticamente preenchidos e bloqueados

Contacte a entidade responsável pelos dados que precisa de alterar. Por exemplo, se forem dados que forneceu ao Instituto Nacional de Registos e Notariado (IRN), quando registou a empresa, terá de pedir a atualização no IRN.

O que fazer se os campos estiverem bloqueados para atualização

Pode acontecer que não consiga corrigir alguns campos por o Balcão dos Fundos estar ainda a recolher a informação junto das outras entidades da Administração Pública. Nesses casos, será mostrada a mensagem: “Neste momento não pode efetuar alterações ao registo da entidade, pelo facto de se encontrar pendente de atualização dos serviços de interoperabilidade com a Administração Pública.”

Se isso acontecer, deve voltar mais tarde para verificar se a informação recolhida está correta e fazer as alterações necessárias.

Quando preencher todos os dados obrigatórios, tem de gravar para que o estado do registo passe a Concluído.

Outros temas de ajuda

O que é o Balcão dos Fundos

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